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RELAÇÕES HUMANAS NO AMBIENTE DE TRABALHO

Relações Humanas decorrem da interação entre duas ou mais pessoas. Mas antes de entrar no tema, precisamos definir Competência intrapessoal e Competência Interpessoal.

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Competência intrapessoal é o dialogo interno, conhecendo, percebendo e identificando as crenças, atitudes, sentimentos, valores pessoais, entre outras.

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Já a competência interpessoal, é onde se envolve e, ocorre à interação entre duas ou mais pessoas, é a habilidade de lidar eficazmente com outras pessoas.

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Em um ambiente de trabalho faz se necessário o relacionamento interpessoal e, quando não ocorre sintonia de uma ou mais pessoas, provoca stress, desmotivação pelo trabalho, dificultando o bom andamento do trabalho/grupo.

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Temos que contribuir individualmente, respeitar os colegas e superiores, evitar fofocas, saber ouvir, colaborar e ajudar os colegas/pares mesmo nos momentos difíceis, apresentar soluções aos problemas sem atacar os colegas, respeitar raças, gostos e opiniões. Propiciar clima que favoreça as relações, desta forma formando equipes com os mesmos objetivos, pessoas motivadas cumprindo suas tarefas em harmonia, propiciando crescimento não só da equipe, mas da área, da Organização como um todo.

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Durante minha pesquisa, encontrei frases que estão totalmente relacionadas com as Relações Humanas no ambiente de trabalho, que deveriam ser faladas por todas as pessoas:

 

  1. As seis palavras mais importantes: "admito que o erro foi meu"

  2. As cinco palavras mais importantes: "você fez um bom trabalho"

  3. As quatro palavras mais importantes: "qual a sua opinião"

  4. As três palavras mais importantes: "faça o favor"

  5. As duas palavras mais importantes: "muito obrigado"

  6. A palavra mais importante: "nós"

 

Chegamos à conclusão que Relações Humanas estão relacionadas ao fator respeito pelas pessoas, ou seja, com os colegas de trabalho, seja pela pessoa ou pelo seu trabalho.

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Busque ser um profissional que se destaca por sua inteligência, participação, cooperação, que tenha uma postura exemplar e ética.

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Abaixo, um Contrato Pessoal com algumas dicas para reflexão. Em cada item, anote onde se encontra hoje, lembrando que é um contrato pessoal, portando seja honesto com você mesmo. Se estiver na classificação de 01 a 03 esta em um momento critico, procure sair, lembrando que para crescer como pessoa, primeiro tem que haver um diálogo interno, momento de reflexão, somente após este diálogo é possível entender a sua importância como pessoa, sair da zona critica e, procurar conviver com outras pessoas da melhor forma possível.

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Procure e tenha como meta o 10, seja o exemplo para os colegas, tenha sempre um sorriso no rosto, brilho nos olhos, paixão pelas pessoas e pelo que faz, tenha sempre em mente que 01+01 é 02 e não -1.

 

Contrato Pessoal - Relações Humanas no Ambiente de Trabalho:

 

1. Habilidade de comunicar ideias de forma clara e precisa em situações individuais e de grupo.

[ ]10  [ ]09  [ ]08  [ ]07 [ ]06  [ ]05  [ ]04  [ ]03  [ ]02  [ ]01

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2. Habilidade de ouvir atentamente e compreender o que os outros dizem.

[ ]10  [ ]09  [ ]08  [ ]07 [ ]06  [ ]05  [ ]04  [ ]03  [ ]02  [ ]01

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3. Habilidade de aceitar atentamente e compreender o que os outros dizem.

[ ]10  [ ]09  [ ]08  [ ]07 [ ]06  [ ]05  [ ]04  [ ]03  [ ]02  [ ]01

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4. Habilidade de dar feedback aos outros de modo útil e construtivo.

[ ]10  [ ]09  [ ]08  [ ]07 [ ]06  [ ]05  [ ]04  [ ]03  [ ]02  [ ]01

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5. Habilidade de reconhecer, diagnosticar e lidar com conflitos e hostilidade dos outros.

[ ]10  [ ]09  [ ]08  [ ]07 [ ]06  [ ]05  [ ]04  [ ]03  [ ]02  [ ]01

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6. Habilidade de modificar o meu ponto de vista e comportamento no grupo em função do feedback dos colegas, superiores e dos objetivos a alcançar.

[ ]10  [ ]09  [ ]08  [ ]07 [ ]06  [ ]05  [ ]04  [ ]03  [ ]02  [ ]01

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7. Como eu trato o tema "diversidade" no ambiente de trabalho?

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Por Claudio Luvi

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